Nesta quinta-feira (14), tivemos a "quarta mesa redonda: PIBID - UFAL em tempos de ensino remoto emergencial: percepções, vivências e desafios nas Escolas de Alagoas", em que foi possível observar as explanações feitas pelos coordenadores(as) do Pibid-Física, Biologia, Pedagogia e Português.
As apresentações foram, como sempre, muito enriquecedoras, pode-se ver o empenho e dedicação que cada subprojeto vem tendo, apesar das dificuldades que o ensino remoto traz. Observou-se também o uso constante do Padlet, plataforma muito prática e que possibilita a realização de atividades interativas com os alunos. Nosso coordenador professor Luiz Fernando, trouxe-nos a reflexão acerca dos novos tempos e de como a linguagem está sendo utilizada, ou seja, uma nova linguagem e novas formas de ensino. Surgiu também a ideia de novas disciplinas em nosso curso de letras, como matérias de cunho etnográfico, que visa pesquisar o ambiente escolar bem como toda a comunidade envolvida.
Um dos aspectos observados no evento diz respeito a apresentação do subprojeto de física. Geralmente muitos alunos têm a disciplina como algo complexo, o que facilita o afastamento dos estudantes perante ela, porém a utilização de atividades dinâmicas como as apresentadas neste evento, acabam aproximando os alunos da matéria, tornando-a leve e consequentemente gerando interesse ao alunado. Ao mesmo tempo que temos alguns avanços, temos também grandes desafios. Outro ponto importante destacado no webinário foi a questão da evasão escolar que vem sendo um dos principais impedimentos educacionais. Em decorrência da pandemia muitos alunos ficaram impossibilitados de participarem das aulas remotas por causa de falta de internet, energia, aparelhos eletrônicos, entre outros.
Comentários
Postar um comentário