Alfabetização e Letramento: Na cultura do papel e na cultura das telas


    Terça-feira, dia 23/03/2021, ocorreu um evento on-line, via YouTube, teve como mediadora a professora Adriana Cavalcanti e como convidada palestrante a professora Magda Soares, evento este intitulado: "Alfabetização e Letramento: Na cultura do papel e na cultura  das telas". Magda Soares discutiu sobre alguns aspectos da alfabetização presencial (papel, contato) e a alfabetização on-line (tela). Cada tópico falado foi de muita importância para podermos refletir a cerca de diversos pontos da alfabetização, do letramento e entender um pouco de que forma os alunos começam a aprender a ler e a escrever. 

        É sabido que há altos índices de fracasso escolar das crianças (1º a 3º ano do fundamental), isso agrava ainda mais a desigualdade social, pois esse fracasso, infelizmente, está ligado às camadas mais frágeis da sociedade. Temos também a dificuldade no ensino e na estrutura das aulas remotas por falta de recursos. Além, a introdução de tecnologia nas escolas públicas não bastam, é necessário que tenha estrutura nas escolas e que as famílias recebam os equipamentos que precisam, como celulares, táblets e pacote de internet banda larga. 

         Percebe-se que há diferenças entre culturas das crianças privilegiadas e menos privilegiadas, não sendo apenas por status social, são vários os fatores por trás de tudo isso.

           Devemos sempre pensar sobre: O que alfabetizar? Como fazer isso? 

           Para alfabetizar é preciso se inserir, ter uma relação de parceria.

           Alfabetização no escrito vs no digital:

    • escrito 
      • Ler compreender, interpretar textos.
      • suporte - papel.
    • digital
      • Letras, sinais gráficos, ícones, sons, imagens fixas e em movimento
      • suporte - tela.
          São processos cognitivos distintos. 

Comentários