Atividade PIBID


    Nos foi proposto uma nova atividade no dia 03/03/2021,em que teríamos que ler dois artigos, o primeiro intitulado "O Ingresso na Prática Docente dos Letramentos: caminhos para (re)encontros com o mundo da leitura", da professora Andréa, com a participação de outros pibidianos. O segundo com o nome "Pedagogia Transmídia: reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura da convergência", do professor Luiz Fernando, em parceria com os bolsistas também. Após o envio dos artigos e leitura dos mesmos, enviaram para nós, bolsistas, questões sobre esses 2 artigos, para respondermos e postarmos nossas respostas em nossos diários digitais individuais. 

    Abaixo estão as perguntas e também as minhas respostas.  

Leitura do artigo 1 

    a)Momentos, marcas, sinais de que há uma preocupação dos participantes da pesquisa – professor-pesquisador; bolsistas/colaborador em formação – em construir um “lugar de fala”, que aponta para posturas e imposturas;

 

Há marcas dessa preocupação no momento em que os pesquisadores percebem que muitos dos bolsistas não tinham o hábito da leitura e da escrita, isso já seria um problema inicial, já que eles teriam que propor e incentivar leituras e também a escrita aos alunos do ensino fundamental. A partir desse momento, houve a construção do indivíduo para que também pudesse construir ao seu redor e o “lugar de fala”, através de vários processos criativos. Desse modo, nota-se o quanto as abordagens selecionadas colaboraram ou colaboram para o desenvolvimento de todos.  

 

b)Onde pode ser vista ou entrevista a noção de WINKIN (1998) do “saber estar com!”, que aponta para a postura de não neutralidade do pesquisador no campo.

 

No momento em que os bolsistas encontram uma certa resistência dos alunos com a questão da leitura, da escolha da obra, tiveram que mudar suas estratégias, no lugar de um livro propuseram para a classe assistir um filme, junto a uma tarefa escrita. Podemos perceber então que os pesquisadores tiveram que se adequar às vivências daqueles alunos, perceberam que, a abordagem anterior (a leitura do livro) não caberia naquele momento para aquela classe, visto que a maioria não lia, então, para chamar a atenção de todos e fazer com que participassem das atividades propostas, buscaram uma melhor maneira. Houve então uma troca entre classe e pesquisadores.

 

Leitura do artigo 2

a)Em que medida o trabalho pedagógico proposto pode ser relacionado à noção de WINKIN (1998) do “saber ver!”, ou seja, saber rever e repensar suas crenças, valores, conhecimentos cristalizados em função de um determinada experiência com o “outro”. 


A partir do momento em que os pesquisadores observaram que o que estava no cronograma inicial não iria funcionar com aqueles alunos por diversos fatores individuais e de infraestrutura da escola, eles elaboraram novos planos e atividades que tivesse centralidade nos alunos e na comunidade. Poder observar tudo isso e ter a sensibilidade de entender e ver o outro, de ouvi-lo e saber quais são suas necessidades, é enxergar de maneira empática. A liberdade com a qual o alunos manifestaram suas produções, só mostra que o que falta realmente é “Saber ver”, não com os seus, mas com os olhos do outro.

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