Nesta quarta-feira, discutimos a respeito dos relatórios e da importância de mantermos os blogs atualizados. Conversamos sobre a escola permanecer no passado, trabalhando com textos da mesma maneira por muitos anos. Podemos perceber que nos dias atuais, entramos em contato com vários tipos de textos, são os chamados multimodais.
Permanecer no passado é não enxergar o presente e descartá-lo, ficando completamente para trás. Com essa postura, as escolas não se abrem para as novas possibilidades, dificultando ainda mais o processo de aprendizagem do aluno, visto que a maneira de ensinar de ontem, já não serve mais para hoje.
Durante a reunião, sugiram várias propostas para a realização de oficinas e podcast's. Das oficinas, faríamos de acordo com nossas atividades com a rede social instagram, blogs, etc. Dos podcast's, abordaríamos temas de nosso interesse que pudéssemos relacioná-los com a música e a literatura (bem vasto, não?).
Fizemos uma breve reflexão sobre a literatura está saindo da escola, no sentido de que estamos prezando pelo jeito formal, pelos textos dissertativos argumentativos, que deixam os alunos em um quadrado fechado. Claro que é um tipo necessário e importante, mas não o único.
Por fim, falamos da importância do texto como identificação pessoal. Quantas e quantas vezes não nos identificamos com vários textos durante nossas leituras? Muitas! E devemos continuar mantendo isso. Por fim, reforçamos a importância de prezar pelos gostos dos alunos, seus interesses pessoais. É, nesse sentido, criar uma relação entre o aluno e o conteúdo aplicado.
Comentários
Postar um comentário