PIBID - UFAL nas Escolas de Alagoas - 3º encontro



Aconteceu nesta semana a terceira mesa redonda "PIBID-UFAL nas escolas de Alagoas", tivemos a participação dos subprojetos de Filosofia, Português (Arapiraca), Pedagogia, Ed. Física e História.

Inicialmente, tivemos a apresentação do Pibid-Filosofia, com a professora Cristina Viana, que expôs de forma breve a escola parceira, pibidianos e supervisores. Trouxe-nos assuntos tratados na sala de aula como o racismo, por exemplo, discussões estas muito necessárias, seja na escola, seja fora dela. Levar essas discussões é uma forma de combater e transformar a sociedade, para que cada vez mais o preconceito racial perca sua força. 

Também tivemos a apresentação do Pibid-Português de Arapiraca, que lindamente nos inspirou e trouxe suas contribuições. Usos de plataformas e jogos virtuais como Padlet, canva, quizzes. Vimos também os "jogos dos desvios", realizados através do instagram, nestes jogos, os alunos teriam que encontrar os desvios gramaticais em alguns textos produzidos por eles mesmos. Pareceu-me divertido! No geral, a apresentação foi muito inspiradora, trouxe-nos ideias para a nossa próxima atividade com os alunos em nosso subgrupo. 

O Pibid-Pedagogia veio trazendo a questão etnográfica, nos foi relatado que houve entrevistas com as famílias dos alunos, em outras palavras, há então uma pesquisa social e isso é muito importante quando se trata de educação. 

O Pibid-Ed.Física nos apresentou alguns desafios iniciais, um deles seria o próprio ensino remoto. Todos tiveram que encaixar as atividades que seriam feitas de forma presencial ao novo modo de ensinar. 

Por fim, tivemos as contribuições do Pibid-Hitória. Foi uma apresentação muito interessante pois além de trazer reflexões sobre o ensino de história, trouxe reflexões sobre o ensino de história no Pibid, ou seja, como poderia ser realizado essa nova tarefa. Acredito que todos os subprojetos pensaram muito nisso. Também veio o questionamento de "História antes X História Hoje". Teve uma frase muito interessante que foi: "Ensino e aprendo...",é imprescindível pensarmos que estamos constantemente aprendendo algo. Os alunos têm muito a ensinar, assim como os professores, é, na verdade, uma troca "aprende comigo que eu aprendo com você", isso tudo é muito gratificante e nos faz ter esperanças no amanhã. E quem sabe que dia é amanhã? 

Comentários