PIBID: UFAL nas escolas de Alagoas


    Nesta quinta-feira (29), aconteceu um evento organizado pela PROGRAD-UFAL, o evento contou com a participação de coordenadores,1 supervisor do subprojeto de matemática e uma das licenciandas também de matemática.

    A professora Maria Elizabete, apresentou o subprojeto de Educação física, suas atividades, progressos e dificuldades. Uma das ideias interessantes feitas com os alunos foi a elaboração de uma oficina de dança, com o intuito de informar os alunos a respeito da origem da dança, sua evolução, etc., lançando como tarefa que os alunos elaborassem vídeos dançando e enviasse para o (a) professor(a) responsável, uma forma de tentar chamar os alunos para a participação. 

    A professora Flávia, coordenadora do subprojeto de Espanhol, também veio com suas contribuições, ela fez um breve desabafo sobre a exclusão da disciplina das escolas públicas e que com muito custo conseguiram, ainda, encontrar professores supervisores e escolas que pudessem colaborar. As atividades apresentadas envolveram a produção e teorização de vários gêneros como contos, gêneros digitais, etc., a ideia de trazer os gêneros digitais surgiu pelo fato de os alunos estarem constantemente ligados à rede, envolvidos diariamente com esses gêneros, também usaram Quizzes através do site Kahoot. Tivemos a oportunidade de ver alguns relatos dos bolsistas e dos alunos de espanhol. 

    O professor Júlio Cesar, coordenador do subprojeto de Ciências Sociais, especificamente de Sociologia, também trouxe suas contribuições, reflexões para a mesa, falou o quanto está complicado hoje em dia trabalhar com o ensino da disciplina por vários fatores.

    O professor Fábio Boia, coordenador do subprojeto de matemática, apresentou as atividades feitas na escola parceira, discutindo incialmente com os bolsistas, questões de ética na sala de aula, nos mostrou várias atividades dinâmicas envolvendo o ensino da matemática e que tiveram bons resultados. O professor supervisor também teve a oportunidade de participar dando seu relato sobre o programa e sobre as aulas, de mesmo modo umas das pibidianas do subprojeto, que disse que é muito gratificante poder participar do projeto e das aulas, assim como se sente muito inspirada.

    Eventos como este são muito importantes, os convidados nos inspiram com suas falas, seus relatos e ideias, a cada apresentação podemos perceber também nossos erros e nossos acertos. O PIBID é muito mais que um programa, ele nos transforma de dentro para fora, como profissionais e como seres humanos, queremos ou tentamos, através dele, transformar os alunos na sala de aula, elaborando formas mais dinâmicas para que eles possam entrar conosco nessa coisa maravilhosa que nós chamamos aprendizagem. Poder fazer parte do PIBID é como achar ouro, temos que valorizar cada momento.



Comentários