14 ª Reunião Geral


    Na reunião geral desta quarta (14),tivemos o momento de informações iniciais e comentários de nossos coordenadores do projeto. Inicialmente foi falado a respeito da volta as aulas com o ensino hibrido - presencial e remoto - no momento, como sabemos, nós pibidianos não retornaremos, infelizmente voltar agora é  totalmente incoerente, a maior parte da população ainda não tomou a vacina e o vírus continua circulando, querendo ou não, espero que com esse retorno a situação não se agrave ainda mais. Este assunto sobre a volta as aulas presenciais gerou abertura para que uma das professoras pudesse falar um pouco sobre isso, ela relatou que os professores não sabem muito bem como será desenvolvido este processo, os educadores estão a mercê praticamente, sem muitas informações, o que causa ainda mais preocupação, estamos em um momento muito complicado, "todo cuidado é pouco".

   Discutimos sobre o que permanecerá depois do PIBID, o que realmente vai ficar, não só para nós, mas para todos os envolvidos, a escola, a coordenação, supervisão, bolsistas. Devemos pensar em como este projeto afetará e o que de fato ficará para o depois. Tivemos a informação sobre o relatório que elaboraremos, este é nosso relatório semestral e, mais uma vez, destaca-se a importância dos diários atualizados pois todas nossas atividades constam nele. O que leva a outra discussão: "escrever é recordar", como disse nosso coordenador Luiz, nossos blogs constam muito mais que as atividades, constam também memórias que nele registramos - que maravilha, a tecnologia nos proporciona essas pérolas. 

    Após isso, meu subgrupo apresentou nossas atividades durante o recesso, antes e depois, mostramos nossas leituras, atividades em sala de aula com alunos e as atividades que os estudantes realizam a partir do conteúdo dado, apresentamos também o nosso instagram-revista com todos os trabalhos já feitos e a interação da turma. Ao final tivemos os comentários de nossos coordenadores, disseram que em nossas realizações há diferentes concepções de letramento: 1º discursos pedagógicos, 2º letramento social. Foi dito que é importante trabalharmos com o  padrão e com o novo, ou seja, trabalhar os assuntos propostos, porém com uma didática inovadora que possa cativar a atenção dos alunos pois os estudantes de hoje não são iguais os de anos atrás, eles não aprendem igualmente, como disse Mark Prensky em seu artigo "Nativos Digitais, Imigrantes Digitais". 

    Para que haja uma mudança significativa na educação é necessário agirmos todos juntos, com ideias, colaborações, projetos, etc., só assim conseguiremos mudar gradativamente o ambiente educacional. 

Comentários