LÍNGUA, TEXTO E ENSINO: MOTIVAÇÃO E PERSPECTIVAS PARA PRÁTICA DOCENTE

 


   Nesta palestra, recomendada pela nossa  supervisora, teve a participação da Profa. Dra. Irandé Antunes, da UFPE, a palestrante inicia sua fala apresentando alguns pressupostos da linguística de texto, neles, Irandé explica que há instabilidade na gramática, pois nela existem várias possibilidades e que a língua objetifica as interações sociais, ou seja, as atuações humanas tem muita importância para o estudo da língua, a professora aponta também que o texto é uma linguagem funcional pois tem sentido, ele também é intencional visto que ninguém fala sem uma intenção ou mensagem por trás ou através dele. A convidada apresenta algumas propriedades linguísticas textuais importantes, que são a coesão, coerência, relevância, situacionalidade, intertextualidade.

  Para a compreensão e apreensão do texto, Irandé mostra que são necessários 4 tipos de conhecimentos: o linguístico, enciclopédico, sociointeracional e os modelos textuais, ou seja, não basta apenas a gramática, o texto demanda muito mais que o conhecimento da língua, é necessário também o conhecimento de mundo (de mundos), ela defende também que a gramática é importante e necessária, sim, mas não é suficiente. Por fim, a professora diz que ainda há o preconceito com a oralidade e que é pouco trabalhada.

    Portanto, ao pensarmos no ensino das línguas e textos, devemos levar em conta muitos aspectos importantes não só a gramática em si, que muitas vezes, os alunos nem se interessam de fato, não deixemos de ensiná-la, mas também não nos limitemos apenas à ela, principalmente nos dias atuais.

Comentários