A aula aberta da Universidade Estadual de Montes Claros, teve a participação das professoras Maria Clara e Fábia Magali, além da mediação da professora Maria Jacy Maia e a intérprete de libras Daiane Paula. A aula teve como tema "Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital" que se faz muito importante no contexto do ensino remoto.
A professora Maria Clara começa a expor que os gêneros trazem propósitos, eles acompanham as tendências sociais, ou seja, os gêneros mudam ao longo do tempo de acordo com a necessidade e as transformações da sociedade e que estas advém de diferentes esferas humana, Maria Clara, em sua apresentação, fala também que existem vários domínios: acadêmico, jornalísticos, científico, etc.
Após isso, a professora Fábia Magali dá continuidade à apresentação, ela fala sobre a hibridização da linguagem, que usa de vários recursos linguísticos aos mesmo tempo. Magali exibe alguns exemplos de gêneros digitais como o Stop motion, que basicamente é tirar várias fotos de alguns personagens, imagens etc., e transformar em uma animação, também temos Draw My Life, este é constituído por uma narração da vida de alguém, ou seja, da história ou de um acontecimento, e desenhos feitos que dão formas àquela narração, temos o Mashup, que forma-se a partir de uma junção de músicas, por exemplo, coloca-se o áudio de uma música em outro clipe de outra música, porém os ritmos de ambos devem estar em sintonia.
Pensar em educação, é pensar em conjunto com o contexto social em que estamos inseridos, é necessário que estejam em sintonia para uma melhor transformação, ensino e aprendizagem. Os gêneros textuais no contexto tecnológico, surgiram diante de algumas necessidades comunicativas, sendo assim, é preciso que pensemos com a "cabeça" do presente.
Comentários
Postar um comentário