Nesta segunda-feira, 29/03/2021, aconteceu nossa segunda reunião com a supervisora, a professora Maria Socorro. Começamos por discutir a respeito das postagens nos blogs (nossos diários reflexivos), também recebemos informações sobre as atividades futuras que devemos elaborar.
A professora perguntou aos bolsistas se alguém se opunha ou não a participar dos grupos de Whatsapp da escola Estadual Dr. Fernandes Lima, e se houvesse alguma oposição teria que justificar, ela nos explicou sobre o funcionamento do grupo e das aulas on-line - que ocorrerá toda quarta-feira via Google Meet - das 7:30 às 8:30 da manhã. Mas por que a professora nos fez esse questionamento inicial? Bem, por causa do ocorrido na última quarta, dia 24/03/2021, em que a sala foi invadida por terceiros e alguns pibidianos ficaram receosos de participar dos grupos e das aulas para não correrem risco de terem suas privacidades invadidas.
Tivemos notícias sobre posicionamento da escola e o que haviam feito após esse acontecimento inesperado. A partir disso, a professora teve a ideia da elaboração de um roteiro de aula baseado na questão da ética nas redes, da privacidade na internet, como evitar esses perigos digitais e por que há perigos na rede, para isto, fomos separados em grupo de 3 pessoas, separados na organização, mas todos colaborando entre si. Houve várias sugestões para trabalhar com tirinhas, filmes, séries e memes que abordassem do tema.
Ao final, ficamos responsáveis por pensar no tema ética nas redes e em um subtema, propormos atividades relacionadas e que pudessem abarcar a interpretação, leitura, reflexão dos e nos alunos. Devemos pesquisar textos, charges, vídeos, memes e expor nossas ideias no grupo ou nas próximas reuniões. Temos também que preencher o plano de trabalho individual o mais rápido possível.
É verdade que nossa privacidade na internet não está muito segura, isso porque estamos sempre dando informações ao sistema tecnológico, quanto menos informações, mais seguros estamos, também é verdade que nossos números de celulares e e-mails são particulares, mas em tempos de pandemia, a nossa única opção é se inserir por esses meios de comunicação para ter um contato mais "próximo" com o outro, nesse caso, os alunos, e realizar as aulas e as observações, por isso devemos tentar compreender.
Comentários
Postar um comentário