Hoje, 31/03/2021, nós tivemos nosso nono encontro geral do PIBID, foram debatidos muitos assuntos, um deles é que devemos ser ativos, colaboradores e presentes de verdade no projeto, ou seja, devemos nos inserir e dar novas propostas educacionais, interativas, etc. Foi discutido a respeito do nosso plano de ação e o quanto é importante a atualização de nossos blogs, não apenas como relatórios, mas reflexivos de fato ( por isso "diários reflexivos").
Assistimos também uma curta palestra da professora Jaqueline Peixoto Barbosa da Universidade Estadual de Campinas, intitulada "A escola e as práticas de linguagem contemporâneas" em que houve a discussão sobre os multiletramentos, a professora fala sobre a desconsideração que vem sendo feita dos letramentos digitais e que dão uma maior importância aos letramentos em textos e impressos. A partir da palestra, nossos coordenadores criaram um subtema, de nome "A escola na pandemia". Fica interessante separar alguns pontos em tópicos para uma melhor visualização.
Primeiro temos um modelo antigo de educação, letramento:
- valorizado pela escola,
- letramento impresso e escrito,
- texto dissertativo-argumentativo.
- Valorização envolvendo outras linguagens,
- através de sons, imagens, combinações.
Nos atentarmos as novas maneiras de educar e de chamar a atenção dos alunos é de suma importância, e, para que tenhamos o interesse destes alunos é necessário sabermos seus gostos para que, a partir desses gostos, criarmos atividades que eles possam estar inseridos de fato, a tecnologia é uma grande aliada nesse processo, visto que a maioria dos jovens estão sempre conectados, então inserir algo do momento, podendo trabalhar as diversas modalidades educacionais, é uma forma de saber ver e estar com os educandos.
Comentários
Postar um comentário