Abordagem etnográfica - Filme Xingu

 Abordagem etnográfica – XINGU

O encontro com o outro

Talita de Souza Lins e Almírista Matias da Silva

Universidade Federal de Alagoas

PIBID - UFAL 

Sinopse:

 Os irmãos Villas Boas, em busca de aventura, troca seus empregos e muda suas vidas. Para conseguirem participar da Expedição do Roncador-Xingu de 1943, eles tiveram que fingir não saberem ler, tanto que assinam o documento com o dedo. A partir daí eles começam a explorar lugares que não tinham ido e a conhecer, de perto, os índios.

Contexto:

O filme se passa durante uma expedição pelo rio Xingu, no movimento que ficou conhecido como “Marcha para o Oeste ``, projeto promovido pelo governo de Getúlio Vargas durante o Estado Novo com o objetivo de desenvolver e integrar as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. Houve no município de Xavantina, no Mato Grosso, a contratação de homens pobres que tivessem pouca instrução e fossem experientes no trabalho no campo para realizar algumas tarefas durante a expedição, seus objetivos eram basicamente penetrar as terras do Brasil central, construir pontos de pouso e tomar posse. Em um período marcado pela forte repressão de ideias e propaganda política (por isso vemos ao longo do filme diversas imagens de jornais anunciando cada acontecimento) toda essa movimentação tinha o objetivo de trazer desenvolvimento econômico para essas regiões pouco habitadas, através da construção de estradas e pontos de pouso que fariam com que a produção agrária chegasse às regiões litorâneas, o que consequentemente traria muito lucro para o governo e prejuízos para os povos que ali já habitavam.

Desenvolvimento:

O filme Xingu, ao apresentar a trajetória dos irmãos Villas-Bôas nessa luta pela preservação da cultura e vida dos povos indígenas, revela as consequências da busca por um progresso que não respeita o ser humano. Podemos ver como a chegada dos brancos, ainda que amistosa, contribuiu para a dizimação dos povos indígenas.

Personagens Principais

·         Claudio - Estava em busca de um lugar no mundo, jovem de 27 anos e em busca de aventura, foi fazer parte do grupo de vanguarda na expedição pelo rio Xingu. Ele e os irmãos tiveram uma vida boa, estudaram em escolas particulares e nunca passaram dificuldade, não eram o perfil ideal de trabalhadores buscado pelo governo, mas conseguiram se infiltrar com disfarces e fingindo que não tinham conhecimento. Ele assume grande responsabilidade com os povos indígenas ao fazer promessas de protegê-los enquanto luta constantemente contra as investidas do governo de dizimar essa população.

·         Orlando - Trabalhava em um escritório em SP, se juntou aos irmãos na expedição. Representou um papel também de liderança, sempre prático e objetivo, diferente dos irmãos ele não se deixou levar emocionalmente pela aproximação com os povos indígenas. Desempenhou seu papel e ajudou a todos, mas sem maiores envolvimentos.

·         Leonardo – O mais jovem dos irmãos e também mais imaturo, não conseguiu desempenhar bem seu papel e por isso foi expulso da expedição. Seu envolvimento com uma das mulheres indígenas resultou em uma gravidez e grande alvoroço na imprensa que fez questão de divulgar o caso, descredibilizando o trabalho dos irmãos.

 

Sobre as marcações

6:16 – 6:20 min. - Contraste entre campo (MT) e cidade grande (SP).

9:38, mostra-se os primeiros gritos indígenas, como em aviso para aquele pessoal sair dali e até mesmo por ser natural entre os índios.

8:27- 8:34 min. - Eles, desacostumados com a vida do sertão, experimentaram a liberdade pela primeira vez nas excursões.

10:11 min. - Vemos os irmãos analisando um tipo de arma de madeira (borduna) que os indígenas utilizam para caçar, se defender.

         10:55 - 11:00 min. à (Emocional x Racional)

11:29 min. à Reação do grupo da expedição ao ouvir indígenas se aproximando

Em 17:12 minutos à  Encontro no rio Xingu

22:00 min. - Contato da aldeia com os irmãos, que são rodeados, analisados, tocados etc.

25:56 min. àIndígenas com aparelho de rádio.

26:15à Estão no campo de pouso, acontece o contato dos indígenas com o avião. Eles ficam maravilhados e curiosos, mas também com medo.

Em 27:56 min. à Percebemos a bandeira nacional já instalada nos acampamentos, como se o governo dissesse: Essa terra é minha!

36:45à Encontro dos índios com os médicos.

38:24à Contato de Claudio com outros povos indígenas.

41:24 min. à Encontro pouco amistoso entre os diferentes povos indígenas.

43:37 min. à Eles encontram a aldeia devastada, vários indígenas assassinados.

1 h 00 min. 21 s à Contato dos indígenas com mulheres brancas para tirar foto.

Em 1:02:22 e 1:02:16, nota-se a consequência da invasão dos fazendeiros nas terras indígenas

1 h 04 min. à Encontro violento. Indígenas enfrentam fazendeiros que invadiram suas terras.

                1 h 07 min. – Referência ao Parque Nacional do Xingu, agora Parque Indígena do Xingu.

 




















Para ver a postagem no blog de Talita, acesse o link a seguir: 












Comentários