Em nosso sexto encontro do PIBID, que ocorreu neste dia 24/02/2021, nós tivemos as apresentações do trabalho de algumas duplas pibidianas, cujo nome da atividade era "O encontro com outro" e que deveríamos fazê-la a partir do filme Xingu, que tinha por objetivo observar alguns aspectos por meio da abordagem etnográfica. Em cada apresentação os participantes fizeram comentários breves sobre suas observações em algumas cenas do filme.
Foi falado sobre a questão identitária, que tem a ver com as questões sociais. Em uma das apresentações foi mencionado que mesmo com o encontro dos homens brancos com os índios, sua identidade permaneceu, a questão de relação de poder também foi abordada.
• Postura x impostura
Postura: Quando você faz algo, não só para seu bem ou por interesse capital, mas porque aquilo irá lhe agregar em algo e fazer a diferença, não só na sua vida, mas também de outras pessoas.
Impostura: É quando o indivíduo está divagando, sem objetivo claro, perdido ou está apenas por interesse em algo supérfluo. Nossa coordenadora deu um exemplo do PIBID, se caso a pessoa estiver no programa apenas pela bolsa, seria uma impostura, pois o programa é muito mais que isso.
• Princípios e noções etnográficas
Saber ver -> é quando se insere no campo de pesquisa
Saber estar -> é quando o pesquisador, no campo, não é neutro em seus pensamentos.
Saber escrever-> tem a ver com a escrita do pesquisador, a abordagem escolhida determina sua visão.
Comentários
Postar um comentário